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Rosto inscrição

Oficina de produção de retrato fotográfico

     Certo dia, já na minha velhice, um homem se aproximou de mim no saguão de um lugar público. Apresentou-se e disse: “Eu a conheço há muito, muito tempo. Todos dizem que era bela quando jovem, vim dizer-lhe que para mim é mais bela hoje do que em sua juventude, que eu gostava menos de seu rosto de moça do que desse de hoje, devastado.” 

 

     Penso freqüentemente nessa imagem que só eu ainda vejo e sobre a qual jamais falei a alguém. Está sempre lá no mesmo silêncio, maravilhosa. É entre todas a que me faz gostar de mim, na qual me reconheço, a que me encanta. 

 

     Muito cedo na minha vida ficou tarde demais. Quando eu tinha dezoito anos, já era tarde demais. Entre dezoito e vinte e cinco meu rosto tomou uma direção imprevista. Aos dezoito anos envelheci. Não sei se é assim com todos, nunca perguntei. Creio que alguém já me falou dessa investida do tempo que nos acomete às vezes na primeira juventude, nos anos mais festejados da vida. Esse envelhecimento foi brutal. Eu o vi apossar-se dos meus traços um a um, alterar a relação que havia entre eles, aumentando o tamanho dos olhos, fazendo mais triste o olhar, mais definida a boca, marcando a testa com rugas profundas. Não tive medo e observei o envelhecimento do meu rosto com o interesse que teria dedicado a uma leitura.

 

O amante , Marguerite Duras 

 

Essa oficina procura resignificar essa prática fotográfica diante da produção contemporânea de selfie.

 

Para tal, propõe-se 7encontros nos quais se promova um deslocamento consciente dessa categoria de registro na construção identitária de seu participante. A sugestão é que o número de inscritos fique entre 8 e 20 pessoas. Poderão ser usadas câmeras de celular ou câmeras digitais não automáticas. Não é necessário conhecimento técnico prévio.

 

Um processo de trabalho com várias etapas de preparação irá ocorrer, antes da produção de fotografia que incluirá experimentações plásticas e gráficas a partir do conceito de rosto, identidade e auto representação.

 

Máscaras de gesso dos participantes serão feitas, desenho de observação cego serão produzidos assim como fisionotraços. Uma passagem pela história do retrato na arte e na fotografia também ocorrerá antes da produção final de retratos fotográficos dos participantes. Na penúltima fase de trabalho, as imagens produzidas serão apresentadas para promover troca de repertório e retomada de trabalho.

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